Casa d'Abó Anica

A Casa d'Abó Anica fica no centro da aldeia de Malhadas, a 5 km da cidade de Miranda do Douro, distrito de Bragança. Esta casa pertenceu a uma humilde família que trabalhava no campo. Era constituída por três edifícios: dois deles destinados à habitação e o terceiro servia de palheiro e loja dos animais. Na casa central existia uma janela única na aldeia, datada de 1833, ainda hoje conservada na fachada da casa.

A Casa d'Abó Anica situa-se perto de vários pontos de interesse da aldeia, tais como a Capela de São Bartolomeu com origem no século XVI, o cruzeiro medieval da Veiga e a Junta de Freguesia da aldeia. A igreja matriz de Nossa Senhora da Expectação, um monumento de interesse público, fica a 300 m.

Casa d'Abó Anica

Malhadas

Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, foi um povo medieval e, em tempos, uma vila protegida pela nobreza. A aldeia mantém vivas as tradições culturais da região, como a dança dos pauliteiros e a realização dos quelóquios mirandeses, danças e peças teatrais em mirandês.

Como pontos de interesse da aldeia, destacam-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação e o cruzeiro medieval. Recentemente foi criado na aldeia o Centro de Valorização e Melhoramento das Raças Ovina Churra Galena e Bovina Mirandesa (CVMRA), raças autóctones mirandesas.

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Capela de São Bartolomeu

Capela de São Bartolomeu

Cruzeiro Medieval

Cruzeiro Medieval

Centro de valorização das raças autóctones da região: a vaca mirandesa e a ovelha churra galega

Centro de valorização das raças autóctones da região: a vaca mirandesa e a ovelha churra galega

Quelóquio, uma peça de teatro em língua mirandesa

Grupo de Pauliteiros e Pauliteiras de Malhadas

Miranda do Douro

Miranda do Douro, no nordeste transmontano, é uma cidade cheia de história e cultura. A cidade tem uma identidade única, mantendo vivas a língua mirandesa, segunda língua de Portugal, e a dança dos Pauliteiros, uma dança guerreira ancestral.

Na cidade destacam-se as ruínas do castelo medieval, a emblemática Rua da Costanilha, o Museu da Terra de Miranda, a imponente Sé Catedral e o conjunto de edifícios circundantes, que em tempos foi sede do clero e convento dos Frades Trinos. Um dos símbolos religiosos mais peculiares da cidade é o Menino Jesus da Cartolinha, uma imagem venerada situada na Sé, representada por uma criança com uma cartola, uma bola na mão e uma espada.

Na gastronomia, a região é conhecida pela famosa posta mirandesa, um naco de carne de vaca de raça mirandesa grelhada, que atrai visitantes que procuram sabores autênticos.

Ainda se destacam as arribas do douro, zona do Parque Natural do Douro Internacional, que separam Portugal de Espanha. Nelas pode identificar-se o famoso 'dois da natureza', marcado a castanho num fundo amarelo das escarpas da margem espanhola.

Sé Catedral

Menino Jesus da Cartolinha

Menino Jesus da Cartolinha

Castelo Medieval

Castelo Medieval

Museu da Terra de Miranda

Museu da Terra de Miranda

Dois da Natureza

Dois da Natureza

Posta Mirandesa

Posta Mirandesa